Construção da Identidade

O desenvolvimento psíquico do adolescente é contínuo e neste período ocorre o surgimento de novos vínculos sociais, e outros são abandonados. Em conseqüência disso o adolescente cria um conjunto de características fundamentais para que ele possa desempenhar um papel na sociedade. Desta forma temos dois aspectos, onde o primeiro é a identidade própria que é aquilo que ele é para ele mesmo. O segundo é o que chamamos de identidade mascarada ou persona, que é aquilo que ele apresentará para os outros.
Como vimos ocorre duas identidades distintas que são criadas pelo adolescente, e quanto mais distintas forem entre si maior será o conflito existente no indivíduo.
Pelo resto da sua vida será influenciado por sua identidade e como ela ainda está em formação ideológica na adolescência, fica muito difícil falar do papel social do adolescente na sociedade.
Mas afinal o que é identidade? Podemos então conceituar identidade, como sendo um conjunto de valores que capacitam o adolescente a assumir o sentido de pertencer e ser aceito pelo grupo social. E quando a identidade é mal formada temos então a condição de conflitos constantes com a ética e a moral pertencentes à cultura da sociedade a qual está inserido. Cada indivíduo possui uma identidade própria e mesmo que ele se espelhe em outro, assumirá características pessoais que conferem a ele identidade única.
Edimilson Alves Pinto